17 de setembro de 2013

Atividade física: cuidar da beleza é cuidar da saúde

Falamos muito, aqui na nossa página, em como você pode ficar mais bonito cuidando de si mesmo. Algumas dicas podem exigir mudanças rápidas, detalhes que fazem a diferença. Outras demandam um pouco mais de tempo. A dica de hoje pode exigir um certo esforço e perseverança para aqueles que, ainda, não a puseram em prática. Pela sua saúde e pela sua beleza, é hora de fazer exercício físico!


Por falta de tempo ou, até mesmo, de interesse em fazer atividade física, o século XXI coleciona pessoas sedentárias. Contudo, quanto mais cedo começar, melhor a qualidade e longevidade da vida. “Quem faz exercício físico consegue fazer o sistema cardiorrespiratório funcionar melhor evitando, inclusive, doenças coronárias”, diz Murilo Luiz Costa dos Santos, professor da Academia Keep, em Olinda.

Vivendo sedentariamente, você pode ter o seu corpo com idade física equivalente ao dobro da sua idade, sabia? Mantendo o corpo em atividade, os benefícios são visíveis, especialmente, no ganho de flexibilidade. “A vida se torna mais fácil porque facilita ações do cotidiano que, geralmente, são cansativas para muitas pessoas como subir escada. Dependendo da distância entre as suas necessidades de deslocamento, você tem mais disposição para ir andando para uma padaria, para o colégio, para o trabalho. Tudo isso fica mais fácil com uma vida saudável”, explica o professor.


E, aos homens, associando a uma boa alimentação, os ganhos se estendem a uma bela estética. “Dependendo do exercício físico que o homem escolha, ele pode ganhar tônus muscular, que são os chamados sarados, definição, ganho de massa, volume e redução da gordura abdominal, ou seja, consegue fazer a barriga de tanquinho”, diz Murilo. Além da força, não é gente? Um diferencial em comparação à de quem se rende à vida sedentária. “O ganho de força acredito que é o primeiro resultado que você percebe. É a facilidade do dia a dia de carregar uma sacola de compras, trocar um móvel de lugar, tudo isso fica mais fácil. A pessoa que se exercita, também, não sente dores frequentes no corpo”, conta ele.

Então, gente, qualidade de vida é essencial e atividade física tem papel fundamental no processo. Para quem quer começar, caminhadas de vinte minutos são válidas. Procurem profissionais especializados para evitar lesões e comecem, já, a cuidar da saúde, do bem-estar e a buscar uma vida mais saudável. Até o próximo post!

Texto por Clara Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário